Você sabia que um app de Smartphone pode rastrear hábitos alimentares, e ajuda pessoas a perder peso?

Gostamos de dizer que só comemos três refeições por dia, mas a maioria de nós come continuamente durante as horas de vigília.

Essa é a conclusão de um novo estudo que usou um aplicativo de smartphone  para monitorar os hábitos alimentares de 156 adultos dos EUA.

Durante 3 semanas, os participantes tiraram fotos de tudo o que comiam e bebiam, até mesmo suas vitaminas e a água que usavam para lavá-las.

Informações sobre alimentos e bebidas também podem ser gravadas por meio de texto, e o aplicativo registra a hora e o local de cada entrada.

Mais da metade dos voluntários passou 15 horas por dia ou mais comendo.

Na verdade, a única vez em que o número de “eventos de ingestão” por hora caiu abaixo de 1% foi entre 1h e 6h. Saber mais sobre quando e com que frequência as pessoas podem ajudar na perda de peso, dizem os pesquisadores.

Para testar essa ideia, eles pediram a oito participantes que passaram 14 horas por dia comendo durante o estudo para continuar usando o aplicativo, mas para limitar a quantidade de tempo que gastaram comendo de 10 a 11 horas por dia. Após 16 semanas, os participantes reduziram seu peso corporal em uma média de 3,5% cada; eles também tinham mais energia e dormiam melhor.

Os pesquisadores planejam continuar seus estudos, oferecendo o aplicativo para qualquer pessoa disposta a participar.

Esta é uma alternativa bem legal para os nutricionistas avaliarem os hábitos alimentares dos seu pacientes, uma vez que é mais fácil estar com um celular em mãos para registrar o que consumimos do que ter caneta e papel para anotar .