8 passos para fazer Geleia – GANHE DINHEIRO

De acordo com a legislação, geléia de fruta é o produto preparado com frutas e/ou sucos ou extratos de frutas, podendo apresentar frutas inteiras, partes, ou pedaços sob variadas formas, devendo estes ingredientes ser misturados com açúcares, com ou sem adição de água, pectina, ácidos e outros ingredientes permitidos pela legislação.

Essa mistura será convenientemente processada até uma consistência semi-sólida adequada e, finalmente, acondicionada de forma a assegurar sua perfeita conservação.

ETAPAS DE PRODUÇÃO DE GELÉIAS

etapa: Realizar a seleção das frutas, frutas maduras (retirando sujidades, frutas verdes e estragadas).

etapa: Realizar a higienização das frutas: -Preparar solução clorada para sanitização das frutas (1 colhere de sopa de água sanitária (sem alvejante ou hidróxido de sódio) para cada 1L de água; – Mergulhar as frutas nesta solução por 15 minutos; – Lavar as frutas em água corrente para a retirada do resíduo do cloro).

etapa: Pesar, descascar, cortar e retirar sementes das frutas que tiverem, depois bater no liquidificador e peneirar.

etapa: Caso use a polpa de fruta, não é necessário realizar as etapas 1º, 2º e 3º.

etapa: Pesar a quantidade da fruta, açúcar e pectina (1% em relação ao açúcar):

A pectina pode ser adquiridas em alguma casa de produtos de sorveteiros.

FRUTA

POLPA

AÇÚCAR ÁGUA

PECTINA (g)

Acerola e Abacaxi

500g (de cada)

500g 0

0

Goiaba

500g

250g 250ml

2,5g

Abacaxi

500g

250g 0

5g

Açaí (tipo Médio)

500g

250g 250ml

2,5g

Cupuaçu

350g

230g 420ml

2,3g

etapa: Levar ao fogo a polpa, metade de açúcar e água (quando tiver), quando iniciar a fervira adicione a pectina misturada com o restante do açúcar aos pouco na panela.

etapa: Quando a geleia estiver quase no ponto, adicione 1 colher de sopa de limão.

etapa: Envase em potes de vidros, com a geléia ainda quente.

A data da validade dos doces produzidos e envasados em potes vidros é em média 6 meses, e após aberto conservar em geladeira e consumir em até 5 dias.

As geléias também são uma excelente opção para quem quer iniciar um empreendimento, você pode criar uma infinidade de produtos, com sabores exóticos e até geléias funcionais.

Produza sua própria geléia, crie sua marca e seu rótlo, tire belas fotos e publique em todas as mídias sociais (instagran, facebook, youtube). Você vai ver que vai ser um verdadeiro sucesso!!!!!

Espero que estas dicas tenha ajudado você !

Bjosss!

Fabielle Negrão